Nazaré Flor participa de Olimpíada de Ciência Biológica do Instituto Butantan

Cartaz de divulgação da Olimpiada
A Escola do Campo Maria Nazaré de Sousa, participa pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Biologia organizado pelo Instituto Butantan. O Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Referência mundial de eficiência e qualidade, é responsável pela maioria dos soros hiperimunes utilizados no Brasil contra venenos de animais peçonhentos, toxinas bacterianas e o vírus da raiva. Também responde por grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, produzindo 65% das vacinas distribuídas pelo SUS no Programa Nacional de Imunizações e 100% das vacinas contra o vírus influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O tema desse ano “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas". Permite aos educandos aprofundar seus conhecimentos na Área de Ciência da Biologia, a relação entre aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca da erradicação de doenças com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.

Nossa Escola organizou a participação da primeira fase, sendo inscrito 235 educandos para fazer a prova. Para facilitar a logística da aplicação da prova, foi organizado duas seções com as turmas da Escola. Na manhã, das 7:45h até as 9:15h e na tarde, das 13:45h até as 15:15h. Como não foi uma prova para todos os 545 educandos, a Escola manteve a rotina normal das aulas para os estudantes que não participaram da aplicação. Na participação entre as turmas, podemos destacar o 3º ano “A” e 2º ano “A” com quase 100% das turmas.

Educandos participando prova no refeitorio da Escola
Essa ação foi coordenada pela pelos educadores da Área de Ciências da Natureza, tendo o educador João Claudio coordenando o turno da manhã, e o educador Elizeu coordenando o turno da tarde. Houve um pequeno imprevisto com os territórios de Marinheiros, Lagoa do Mato, Mangabeira, Sitio São José e Buriti, em função de problema no transporte escolar, em decorrência da logística por causa das péssimas condições das estradas durante esse período de inverno.

Esperamos que uma parte significativa dos educandos alcance boas notas e conquiste medalhas e honrarias para nossa Escola, porque lutamos permanente para posicionar nossos jovens no papel de sujeitos e construtores de sua própria história.

Boa sorte para todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário