Ler é um ato de aprender a sermos mais humanos - Tempo Leitura na Nazaré Flor

 

Registro da  turma do 1º ano C - Curso Tecnico em Agroecologia. Fonte: Luizinho

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. Com essa fase de André Maurois, a Escola do Campo Maria Nazaré de Sousa incentiva a leitura como uma ferramenta de aprendizagem e emancipação humana. Ao ler nos livros, os educandos encontram um universo cheio de história, ciência e sabedoria popular. Assim, o conhecimento liberta corações e mentes das cercas da ignorância e os jovens podem refletir criticamente a sociedade em que vivem e participar construindo seu próprio caminho. Muito já se falou que "os jovens são o futuro do amanhã”, mas, essa história é falsa; a verdadeira história é que os jovens constroem seu futuro ao caminhar a partir das escolhas feitas no presente, e a Escola é uma dessas facetas que contribui para caminhada ser mais alegre e segura diante dos desafios atuais de invisibilidade social para juventude. 


O acesso às políticas públicas, a cultura, esporte, lazer e estudo são premissas básicas de garantia de um futuro digno para os nossos jovens, e dar orgulho e garantia aos nossos pais de que os filhos e filhas estão seguindo no caminho certo, em busca de mundo mais humano, mais fraterno e mais solidário.

Tempo Estudo e Leitura - Turma do 1º ano C - Curso Tecnico em Agroecologia. Fonte: Luizinho

Na Escola Nazaré Flor, os jovens participam de projetos de leitura, e constrói seus próprios textos, contos e cordéis que exaltam a realidade dos jovens do campo da zona costeira de Itapipoca. O tempo leitura tem sua intencionalidade para que cada estudante, educador e funcionário agarre um livro na biblioteca e, por 45min minutos faça uma leitura daquilo que gosta e lhe atraem, de modo a criar uma conexão com o mundo da fruição e da libertação humana.

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro"Henry Thoreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário