ASSENTAMENTO MACEIÓ PARTICIPA DE MUTIRÃO “PRAIA LIMPA”

Juventude presente na Praia de Maceió, local de resistencia e defesa do territorio costeiro
Foi realizado na manhã de ontem (08), um mutirão de limpeza da orla de Itapipoca. Uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Instituto do Meio Ambiente do municipio de Itapipoca, o objetivo da ação foi despertar na população local, a valorização do território e o respeito ao meio ambiente. 
Delegação da comunidade de Apiques / Assentamento Maceió 

O Assentamento participou da ação com delegações de várias comunidades nos locais de concentração da Barrinha de Maceió, Acampamento Nossa Terra e Praia de Apiques. O MST e a Escola do Campo Maria Nazaré de Sousa se somaram a inciativa. Segundo a Prefeitura Municipal foram coletados 3.700kg de lixo durante o mutirão. 

Os principais materiais inorgânicos encontrados são plásticos, isopor, borracha, ferro, vidro, náilon... os tipos de lixo estão associados ao consumo doméstico, principalmente pelo turismo convencional; às embalagens plásticas são o principal contaminante da fauna aquática marinha, pelo fato desses materiais ter aparência de algas, e os animais em especial as tartarugas ingere e tem sua vida ceifada. 

Na orla do município, temos uma média de uma morte de tartaruga por semana, uma hipótese  associada a ingestão de plástico ou aprisionamento em redes de pescas. Outro material inorgânico bastante encontrado é o náilon, que tem seu uso associado ao extrativismo, atividade de pesca artesanal. 

Ressalta-se a hipótese de que boa parte desse lixo ancorado na orla de Itapipoca, tem sua origem em outras praias do litoral oeste e são carreadas pelas correntes de marés. Uma prova desse movimento das ondas é a existência de sementes mangue que podem ter origem na foz do rio Mundaú.
Acampamento Nossa Terra / Praia de Maceió

Vereador Antonio Alves e comitiva participando do mutirão

Secretario Adjunto da SDA, Antonio Filho (Pequeno) e comitiva da prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário