Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis

Mutirão de plantio de sabiá no campo Experimental da Escola - plantação de área agroflorestal 


A Escola do Campo Maria Nazaré de Sousa em aliança com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra realizou nas duas últimas semanas (entre a celebração dos 31 anos do MST no Ceará - 25 de maio e as celebrações envolvendo o dia mundial do meio ambiente – 05 de junho), um mutirão de plantio de árvores nos territórios de atuação da escola. Foram mais de 3.500 plantas semeadas nos quintais produtivos do Assentamento Maceió, Timbaúba, Córrego dos Tanques e Ramada Croata, e nas comunidades circunvizinhas da Ribeira do Cruxati à foz do Rio Mundaú, e nas comunidades costeiras na praia da Baleia, sitio bode, Maceió e Apiques no Assentamento Maceió.

A ação foi uma conquista da Reforma Agrária, do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” que tem a meta para os 10 anos, plantar 100 milhões de árvores. O objetivo realizar a recuperação de áreas degradadas por meio da implementação de agroflorestas e quintais produtivos. Mas informação: https://youtu.be/L29q4GO_2Vc No Ceará, o MST conquistou a doação nesse ano de 52.490 mudas das seguintes plantas: aroeira, sabiá, goiaba, acerola, cajá mirim, umbu e manga. Desse quantitativo, 3.200 plantas foram destinadas para a Nazaré Flor, que somado com 300 plantas do viveiro da Escola foram distribuídas e plantadas nos quintais produtivos dos estudantes da Escola.

Limpeza de área do viveiro para receber as mudas cedidas pela Secretária de Desenvolvimento Agrário


No acompanhamento da Escola, foram organizados levantamento dos estudantes por território, que tinha interesse em receber um kit de mudas com 17 sabiá, 01 aroeira, 01 mangueira e + 1 muda de graviola, acerola ou ateira, totalizando 20 plantas. No diálogo com os pais, os educandos criaram laços de comprometimento e engajamento da família, que quando as plantas chegaram na comunidade, os mesmos foram pegar em carrinho de mão, carroça ou mesmo em bicicletas para levar até suas casas e plantar nos quintais. O plantio foi em áreas comuns, construção de cerca viva, e nas proximidades das casas com as plantas frutíferas e a medicinal de aroeira que é muito apreciada em tratamentos de saúde.

Deslocamento das mudas até aos territórios da Escola - apoio do IMMI, CETRA e SDA municipal 

Entrega das mudas na comunidade Apiques - Assentamento Maceió

Educandas/os da comunidade de Apiques recebendo as plantas


O diretor Flavio Barbosa, entregando as mudas na Aldeia Tremembé da Barra do Mundau 


Foram mais de 100 famílias atendidas diretamente pela a Escola, fora a participação de famílias do Assentamento que tomando conhecimento da ação, vinham até a Escola pegar seu kit de mudas para plantas nos seus quintais. Para os educadores da Escolar envolvidas na ação, agora é hora de fazer o acompanhamento de manejo das plantas, considerando que algumas são enxertadas, e precisam de cuidados. Os educandos receberam orientações e no retorno as aulas, participaram de aulas de campo e acompanhamento da Escola. 

Educanda Jamily - Comunidade de Barra do Córrego / Assentamento Maceió 

Educandas em Apiques - Assentamento Maceió, plantando uma planta de Aroeira


Educanda Jessy - Apiques, plantando uma planta de acerola enxertada 


Educanda da Barra do Córrego - Indo plantar suas mudas no quintal da família  


Educanda na comunidade de Maceió - Após o plantio da muda de Mangueira enxertada


Educanda Samilly com sua mãe plantando sabiá - comunidade de Córrego da Onça


Arthur Demezio com sua irmã irrigando as plantas de Sabiá - Assentamento Córrego dos Tanques

Mutirão de implantação de Sistema Agroflorestal  - Assentamento Córrego dos Tanques


A ação contou com o apoio logístico na distribuição da plantas nos territórios, da ONG CETRA, e do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca - IMMI e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário municipal, e dos funcionários, educadores e militantes do MST que atuaram assiduamente na realização da tarefa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário