Escola do Campo Nazaré Flor realiza assembléia anual junto a Comunidade Escolar

Educanda Camila da turma 2º ano C - fazendo sua fala representando os educandos da Escola
    A Escola Nazaré Flor realizou sua última assembléia do ano, com a Comunidade Escolar, no último dia 19 de dezembro com a presença de mais de 250 pais e mestres, responsáveis por nossos 520 educandos que fazem parte da nossa Escola. 

      Na ocasião, esteve presente a Coordenadoria Regional de Educação - Crede2, órgão da SEDUC, responsável pelo acompanhamento das mais de 45 escolas estaduais, espalhadas nos 16 municípios no Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu. A professora Leila Maria, coordenadora, esteve com sua equipe, o Superintendente Escolar Professor Jonas Martins, responsável pelo acompanhamento pedagógico à nossa Escola, e do Articulador Pedagógico da Crede2, professor Efrem. 
Professora Leila Maria, coordenadora da CREDE 02 - fazendo seu discurso à comunidade escolar
    Nas palavras da professora Leila Maria, foi enfatizado a importância da identidade da Escola do Campo, dentro da Diversidade e Inclusão Educacional na Seduc, com ênfase no papel dos sujeitos do Campo, nos territórios da Reforma Agrária no Ceará. Ela continuou, afirmando "que toda sua equipe, sempre esteve a disposição da gestão da Escola para atender as demandas necessárias ao bom desempenho da aprendizagem dos estudantes da Escola". 

      O professor Jonas Martins, cumprimentou toda equipe de gestão da Escola, e educadores pelo excelente trabalho realizado no ano de 2019, no objetivo de melhorar o rendimento escolar dos nossos educandos. Para ele, a Escola no ano de 2019 "demostrou todo um esforço coletivo, trabalho em equipe com foco na aprendizagem dos estudantes" e por isso, somos merecedores de reconhecimento público da Comunidade Escolar.
     Durante a solenidade, o diretor da Escola, educador Flávio Barbosa, recebeu das mãos do professor Efrem, a entrega de 09 computadores notebooks, como prêmio de reconhecimento aos educandos de destaque da Escola, que concluíram o Ensino Médio, nos anos de 2017 e 2018 na Escola. São educandos das comunidades da região e Assentamentos, como Ramada Croatá, Apiques, Maceió, Zé do Lago, Ibiribas. Esses educandos, em sua maioria são universitários, que passaram no vestibular da UECE, e hoje cursam Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Ciências Sociais, na Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI. A premiação, para esses meninos era algo esperado pela Escola, pelo reconhecimento de "educando destaque" na Escola, por conseguir as melhores notas nas disciplinas, por seus empenhos e espírito coletivo, em contribuí com aprendizagem dos colegas na turma que faziam parte.

Professor Efrem fazendo a entrega simbólica dos notebooks para Escola 
    Na solenidade, a brigada Manoel Veríssimo do MST, representada na pessoa da Livramento, homenageou os 04 educandos da Escola que passaram 45 dias cursando o curso prolongado, de formação de militantes para atuar em defesa da Reforma Agrária Popular e da Educação do Campo, nos Assentamentos da região. Ela ressaltou o espírito de bravura dos jovens em se "dispôr para participar do curso, deixando familiares e amigos, para viver uma experiência intensa de coletividade, estudo e partilha de conhecimento sobre a realidade do nosso país" e concluiu, dizendo esses jovens nos dão orgulho, e que esperamos sua contribuição nas tarefas políticas e Pedagógicas da Escola e do MST.
Nossos 04 educandos do Prolongado - da esquerda para direita com Valdeline - 2C, José Holanda - 3B, Francilene - 1D e Guilherme - 3C
    Livramento, também fez menção a celebração dos 30 anos de história, lutas e conquistas do MST no Ceará, destacando que a Escola do Campo é fruto das conquistas, de sonho e liberdade para nossos jovens nos Assentamentos, e que o Assentamento Maceió, faz parte desse processo histórico das lutas e conquista, por uma educação pública e de qualidade. Ela, enfatizou a necessidade de continuarmos defendendo a bandeira do MST, para que ela "continue tremulando e semeando sonhos de justiça e paz no campo".
Vista panorâmica da Assembleia Escolar
           O Diretor Flávio Barbosa, cumprimentou a todos, saudou de modo especial os pais, e mestres da Escola, e fez destaque as ações realizada pela Escola, enfatizando os trabalhos acadêmicos desenvolvido pelos educandos no decorrer do ano, e que ali na Escola estavam expostos, para conhecimento dos pais, saber o que os filhos estavam conseguindo fazer, e desenvolvendo suas aprendizagens. 

       O Diretor destacou, o trabalho que vem sendo realizado na Escola, com foco na aprendizagem dos educandos, o esforço coletivo dispensado por funcionários, educadores e gestão, para servir bem a comunidade escolar, com amor e dedicação à educação dos filhos de nossos pais, que quando para muitos dos alí presentes, estavam tendo a honra de ter o seu primeiro filho, conseguindo o Ensino Médio, sendo que eles não havia conquistado esse feito na sua juventude, em função do trabalho, e das dificuldades por falta de Escola no Campo. Segundo o diretor, hoje no ano de 2019, a "Escola cumpri sua missão gratulando 130 jovens que estão concluindo o Ensino Médio, alguns, tendo recentemente passado para segunda fase do vestibular da UECE 2010.1, e que vive a expectativa do sonho da conquista do acesso ao Ensino Superior na Universidade Pública".
Em detalhe, a participação da comunidade na Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário