A CONQUISTA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM SONHO TRANSFORMADO EM REALIDADE NA NOSSA ESCOLA

A nossa Escola vem trabalhando seriamente com foco na sua missão de forjar em nossos jovens uma compreensão de sua cidadania e seus direitos sociais, preparando-os para o mundo do trabalho na perspectiva da profissionalização técnica, e nesse sentido a Universidade Pública é uma conquista da sociedade e que a muito tempo era uma porta fechada aos filhos dos trabalhadores. Más hoje tem se tornado uma porta que se abre a realização de sonhos, graças as conquistas de programas sociais de acesso implantados durante o governo Lula e Dilma. 



Ressalta-se o papel desempenhado pela nossa Escola para realização desse sonho no horizonte de nossa juventude. Já temos estudantes que estão se formando em engenheiros/as, matemáticos/as, linguísticos/as e cientistas sociais além de aprovações em medicina e advocacia. Um trabalho esta sendo feito para publicar um catalogo com o nome dos estudantes, cursos e universidades onde estão estudando ou já se formaram. Esperamos publicar em breve! 

Uma conquista importante da nossa Escola é a incorporação dos estudantes que vão se formando nas licenciaturas. Hoje já são 04 educadores/as que estudaram na escola, se formaram em universidades, e conquistaram uma oportunidade de trabalho na própria Escola, sendo eles um exemplo vivo e presente aos novos sonhadores que vão lutar pelo acesso a Universidade.

Recentemente a nossa Escola celebrou muito a conquista da Universidade para 17 egressos da nossa Escola, uma verdadeira ocupação da Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI/UECE que tem os cursos de licenciaturas em Química, Ciências Biológica e Ciências Sociais além da Pedagogia. Esses estudantes foram aprovados no vestibular 2018.2 os mesmos estavam no ultimo ano do Ensino Médio, e a Escola fez um trabalho de sensibilização e motivação para que eles lutassem pela realização desse sonho, e eles foram vitoriosos, pois conquistaram o direito de acesso a Universidade. Imaginem a vibração da comunidade escolar e dos familiares, pois a maioria de seus pais nunca nem chegaram perto da porta de uma Universidade, inclusive parte deles nem concluíram o o Ensino Fundamental. A Escola precisou fazer um trabalho de articulação institucional junto a SEDUC e o Conselho Estadual de Educação para a progressão dos Estudos, ou seja, apressar o processo de certificação dos estudantes aprovados para que os mesmos não perdessem a matricula na Universidade no inicio de dezembro de 2018. Veja só, o impacto dessa novidade, os nossos estudantes nem tinha terminado o ano ainda e já estavam com seu acesso a Universidade assegurado.

A novidade do momento foi o resultado do vestibular UECE 2019.1 a Escola obteve uma aprovação de 04 estudantes e a classificação de 03, que vão aguardar uma vaga para seu ingresso.

APROVADOS
Nome
Curso
Localidade
FRANCISCO DE SOUSA MATIAS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
APIQUES
NATALINE GUIA DE SOUSA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MACEIÓ
SAMILA MARIA NASCIMENTO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
MECEIÓ
ANTÔNIO JOARLINDO DOS SANTOS SOARES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
CAETANOS DE CIMA
CLASSIFICADOS / LISTA DE ESPERA
ARLENE CAVALCANTE DOS SANTOS
PEDAGOGIA
VILA DOS PRACIANO
JOÃO FERREIRA DOS SANTOS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS
BALEIA
TAYANE PORTELA ALVES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
VILA DOS PRACIANO
FONTE: Vestibular UECE 2019.1

Somos todos gratos a comunidade escolar que tem apoiado o trabalho pedagógico dos nossos educadores, desde o motorista que é o primeiro educador de nossa Escola ao perceber que o educando não pegou o transporte escolar, logo é feito uma comunicação à gestão escolar. Como também, o trabalho do porteiro, zelador e merendeiras que com muito carinho zelam pela higiene e cuidados com a manutenção do patrimônio, e fazem as refeições dos nossos educandos, até chegar no nosso educador/a, para o qual temos um carinho muito especial, porque ele é um mestre do saber ouvir, falar e agir em sala de aula, que não é só o espaço das quatro paredes, mas às vivencias, as aulas de campo, visita as comunidades e a participação na luta social em defesa do território social e espacial que tem muita riqueza e beleza naturais e precisam ser defendidas e valorizadas.

NAZARÉ FLOR
TRABALHO EM AÇÃO
ESCOLA DO CAMPO 
FAZ TRANSFORMAÇÃO!
QUANDO? JÁ!

Um comentário: